#BlogDoDog 

Imagem

Os Cães e o Respeito ao Próximo

Olá, me chamo Yuri Porto, sou praticante de yoga, amante dos animais, da natureza e trabalho com educação canina. Tenho muito apreço por relacionar os conhecimentos de diferentes áreas e refletir a respeito das conexões entre coisas que parecem distintas. Uma das coisas que mais gosto de observar é o que podemos aprender com os animais, e é sobre isso que irei falar.

Uma das reflexões mais legais que tive foi a respeito de como os cães podem nos ensinar sobre o respeito ao espaço pessoal do próximo. Como o Rapha bem aponta no MCI, uma atitude fundamental para a boa relação entre tutores e cães é o respeito pelas particularidades de cada um dos seus cães. Chega a ser impressionante como cada cão pode ser tão diferente um do outro, mesmo com criações e rotinas bem semelhantes.

A Branca, minha vira lata de 2 anos, me ensinou bastante essa questão de respeitar o espaço dos cães. É muito comum vermos pessoas apaixonadas por animais que se aproximam de forma abrupta dos cães na rua, ou até dos próprios cães em casa, sem se questionar a respeito de quão a vontade o cão está com aquela conduta. Minha cadela não gosta muito de contato físico, ela aprecia o espaço pessoal dela e a tranquilidade que existe nele. Infelizmente, mesmo avisando para as pessoas que ela não gosta de contato, é comum que tentem forçar uma aproximação. O resultado geralmente é uma cadela acuada e eu tentando me afastar do local para que ela sinta-se a vontade novamente.

Convivendo com a Branca, pude aprender que em alguns momentos a melhor estratégia para nos aproximarmos de alguém é preservando seu espaço e sua liberdade. Sempre que eu tento me aproximar em excesso dela, percebo uma linguagem corporal de fuga, como se ela estivesse sufocada. Por outro lado, quando me aproximo com suavidade e aguardo que ela corresponda minha intenção, conseguimos compartilhar momentos de afeto muito prazerosos! “Dê tempo às pessoas. Dê espaço às pessoas. Não peça para que ninguém fique. Deixe que vão. O que deve ser seu sempre será seu”.

Tudo o que aprendi com a Branca me ajudou muito com os outros cães e com as pessoas na minha vida. O seu cão está te ensinando várias coisas a todo momento. Desde relações interpessoais até finanças, por que não? Afinal “a maior ilusão do mundo é a ilusão da separação. Coisas que acreditamos serem separadas e diferentes, são na verdade a mesma e uma só. Somos todos um só organismo, mas vivemos como distintos”.

Espero que você possa ampliar seu entendimento a respeito da sua relação com seu cão e de todos os outros aspectos da sua vida. Mas se não for algo que te interesse, está tudo bem também. Lembre sempre de sorrir e de ser a pessoa que seu cachorro acredita que você é!

Sou muito grato a você por ter lido até aqui e ao Rapha pelo convite de compartilhar algo no Blog do Dog. Sem dúvidas, cada um fazendo um pouco, poderemos mudar as relações entre pessoas e cães para melhor!