#BlogDoDog 

Imagem

Quando se vai além de mudar a vida de um cão



30/05/2018 - Mac se deitou na mesa cirúrgica com a cabeça sobre a pata direita, coloquei meu nariz coladinho ao dele e meus olhos fixos no dele, minhas mãos acariciavam suas orelhas, não chorei, eu não queria passar medo, tristeza ou qualquer coisa negativa para ele, pois até agora ele só tinha demonstrado alegria e coragem. As 19:45 meu leal companheiro dormiu de forma digna e em paz, através da eutanásia, após lutar contra um câncer agressivo.
A perda do meu cão me fez refletir o quanto ele foi importante na minha vida. Decidi ter um cão que pudesse levar a outras pessoas a alegria, o bem estar que senti ao lado de Mac em especial quando passei por depressão.
Eu agora precisava de 'conhecimento' sobre raças, comportamento de cães, Terapia com cães, leis... eu não sabia por onde começar.
Em agosto de 2018, conheci o MCI (aulas e suporte elaborados de forma simples, motivador e fiel), o que me ajudou a traçar o perfil do meu cão, eu passei a saber exatamente o que eu queria e como conseguir.
A procura de meu cão terapeuta, em outubro de 2018, fui presenteada por um canil com um labrador de 9 meses, Joca.
Com o que eu havia aprendido no MCI, evitei vários problemas comportamentais quase que de imediato. Mas eu precisava de conhecimento na área de Intervenção Assistida por Animais. (IAA)
O Rapha Aleixo além de outras dicas me incentivou a socializar ao máximo o Joca, há entrar em contato com instituições que faziam esse trabalho e a ler o Livro Terapia Assistida por Animais. 'O Rapha me fez acreditar'.
O livro esclareceu e organizou minhas idéias, aproveitei os lugares de socialização, eventos, parques... para falar com pessoas e me colocar a disposição para trabalho voluntário com Joca.
Logo surgiu a oportunidade de fazer um curso numa cidade vizinha (carga horária 4 Hs) oferecido à área de saúde sobre IAA, Para mim um privilégio, uma vez que não sou da área de saúde.
Passei a conhecer as exigências para iniciar o "Projeto Jocamigos."
O projeto conta a ajudada de voluntários, uma psicologa como suporte emocional para pacientes, adestrador como condutor e mais dois universitários como suporte nas visitas.
Nossa primeira visita à uma Clínica Psiquiátrica foi em junho desse ano 2019. desde então visitamos os pacientes ali todo mês. Nosso alvo é visitar também um lar de idosos.
O labrador Joca, tem se mostrado apto para o trabalho, sociável, gosta de ser tocado, resultado da socialização em vários ambientes.
Nosso trabalho é motivado por um amor incondicional de um cão, amor, carinho, dedicação de voluntários. O resultado: "GRATIFICANTE"
Temos ainda muito trabalho, sempre buscando mais conhecimento e aperfeiçoamento.
Mas o Projeto Jocamigos não existiria se eu não tivesse encontrado a "Semana do Comportamento Canino" e ingressado no MCI, que vai além de mudar a vida de um cão, seu tutor e família, mas que nos faz acreditar e transformar sonhos em realidade.
Obrigada! Em especial ao Rapha Aleixo e sua equipe e a todos que tenho encontrado e juntos estamos tornando possível o Projeto Jocamigos.