#BlogDoDog 

Imagem

FELIZ CACHORRO NOVO!

Tenho certeza que você está se perguntando: mas que raios de título é esse?

É, eu sei, bem estranho começar o primeiro post do ano desejando a você um Feliz Cachorro Novo, não é mesmo? Mas é exatamente isso que eu quero e vou explicar!

Meu desejo para esse ano é que os cães, cada vez mais presentes nas famílias, tenham mais qualidade de vida. Que suas necessidades básicas como espécie sejam respeitadas e que os problemas comportamentais passem láaaaaa longe.

E sabe como isso é possível?
Colocando a mão na massa.

Você é a pessoa responsável por transformar o seu cão, qualquer que seja a sua idade em um cachorro novinho em folha. Você tem 12 meses pela frente e estou aqui para te incentivar a não desistir, afinal, ser pai ou mãe de cachorro não é uma tarefa fácil e precisa de esforço!


Como primeira tarefa de “cachorro novo”, vou te desafiar a acabar de uma vez por todas com o medo que o seu dog tem dos fogos de artifício.

Porque os cães se incomodam tanto com o barulho dos fogos?

Os cães possuem a audição muito mais sensível e apurada do que nós seres humanos, existem algumas pesquisas que apontam que os cães escutam de 5 a 10 vezes mais alto do que nós.

Além disso, o som alto pode significar perigo para eles e eu vou explicar porque. Na natureza é tudo muito tranquilo, calmo, um barulho alto, de repente e ensurdecedor, pode significar algo muito grande acontecendo, como a chegada de uma tempestade, uma árvore caindo ou até um desmoronamento.

Para eles, dentro das nossas casas, não faz parte da rotina ouvir esse tipo de barulho, então, é bem provável que quando ele ouça, estranhe e se assuste. Associando com algo perigoso e desenvolvendo assim quadros de medo ou fobia.

Entendi, mas e agora, como eu faço para o meu cachorro não ter medo?

A primeira coisa que você precisa entender é que não adianta você se desesperar, os cães sentem muito a nossa energia e estão o tempo todo lendo a nossa linguagem corporal, isso quer dizer que, quanto mais calmo você estiver nesses episódios de rojões, mais chances do seu cachorro ficar tranquilo.

Além disso, você pode e deve fazer exercício de dessensibilização com ele, para que o cão não tenha medo desse barulho, é importante que ele o conheça e por um tempo tenha ele dentro da sua rotina, para que não estranhe quando esse episódios acontecerem.

Pela internet você consegue encontrar sons que reproduzem os barulhos de fogos de artifício. A sua missão aqui é acostumar o seu cachorro com esse som de modo que não represente mais perigo e ele não se sinta ameaçado. Lembre-se: a calma é o primeiro fundamento de todo e qualquer treinamento com o seu cão!

Em quanto tempo o meu cão para de ter medo de fogos?

Cada cachorro é um indivíduo e devemos respeitá-lo. O sucesso desse exercício depende de uma série de fatores, mas com o seu esforço diário para ter um cachorro novo, eu tenho certeza você vai conseguir muito em breve!

Vamos começar com o pé direito?

O ano acabou de começar e você tem pela frente mais de 300 dias para melhorar a sua relação com o seu cão. Aproveite para realmente colocar em prática tudo o que você já pensou em fazer com ele.

Os cães são animais altamente treináveis e adaptáveis, em qualquer idade ou circunstância, é praticamente impossível uma barreira que não possa ser derrubada no comportamento deles. Em passos pequenos e com muita dedicação, você consegue chegar lá e o seu cachorro será muito grato por isso!

Bora lá? 




Carolina Lessa
Redatora do Blog do Dog
Comportamentalista, Treinadora de Cães e Fundadora do Kelev Ribeirão Preto
Aluna do Manual Do Cão Ideal.